Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, são obrigatórios para a realização da submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação às Diretrizes da Revista, de acordo com itens abaixo:

1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

2- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt);

3- O texto está digitado em página A4, fonte Times New, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm;

4- O título do trabalho deve ser curto e direto, direcionado ao leitor em geral e deve estar em português, inglês e espanhol;

5- O resumo deve conter até 250 palavras, descrevendo de forma breve e clara um panorama geral do tema, os principais objetos, o método e os resultados do trabalho. Deve ser traduzido para português, inglês e espanhol;

6- As figuras, tabelas e os quadros, devem ser legíveis e nítidos para o leitor e fornecidos em formato jpg (preto e branco ou colorido). Eles devem ser indicados por numeração sequencial. Se as ilustrações enviadas já foram publicadas, mencionar a fonte;

7- Os artigos devem ser submetidos às normas da ABNT NBR-10520/2002 (Informação e Documentação - Citação - apresentação) e ABNT NBR-6023/2018 (Informação e Documentação - Referência - Elaboração);

8- O Autor é inteiramente responsável pelo conteúdo do trabalho;

9- O trabalho respeita os princípios das boas práticas científicas;

10- Os autores devem indicar o ID do ORCID e link para o Currículo Lattes (para autores brasileiros).

 

Objetivo e Política Editorial

  1. Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista e a qualidade dos trabalhos. Alguns dos formatos (Artigos e Ensaios) serão avaliados por pareceristas da área do trabalho após serem aprovados pela comissão editorial;
  2. Revista Fatec Guarulhos – Tecnologia & Inovação publicará unicamente trabalhos redigidos em português. Eventualmente, serão aceitos trabalhos em espanhol, nesse caso a avaliação do trabalho e a viabilidade da publicação serão julgados pela comissão editorial;
  • Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo a opinião da comissão editorial.
  1. A revista aceita em fluxo contínuo contribuições nos seguintes formatos: Artigos e Ensaios.

 

Artigos e Ensaios

Devem ser inéditos, indicar título, resumo entre 100 e 250 palavras, contendo entre 3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula), todos em português, espanhol e inglês. Os trabalhos devem ter entre 5000 e 9.000 palavras, incluídas as referências e notas. Os nomes dos(as) autores(as) não devem aparecer nos textos. 

 

Avaliação

O Artigo ou Ensaio que estiver dentro das normas citadas acima será avaliado pela comissão editorial e, sendo aprovado, seguirá para avaliação de dois/duas pareceristas da área. Caso as avaliações sejam divergentes, a comissão poderá enviar o trabalho para um(a) terceiro(a) parecerista da área.

 Passo a Passo Para Submeter os Trabalhos

 A submissão dos trabalhos será feita unicamente pelo site. O(a) autor(a) deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor(a), gerar login e senha (http://revista.fatecguarulhos.edu.br/ojs/index.php/ojsdata/about). Ao fazer o login, será direcionado(a) à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos. O(a) autor(a) deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.

Os cinco passos são:

  1. Início: escolher a Seção (Artigos e Ensaios), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o(a) Editor(a) (opcional).
  2. Transferência do Manuscrito.Anexar o trabalho (em formato .doc, .docx ou .odt) no site e clicar em Transferir.
  3. Inclusão de MetadadosInformações sobre os(as) Autores(as), Inclusão de Autor(a) (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências.
  4. Transferência de Documentos Suplementares.Destinado para o envio de quadros, mapas, tabelas, imagens etc., os quais devem ser enviados em arquivos separados; Trabalhos para a seção Quimeras devem ser submetidos neste momento (o texto de apresentação deve ser inserido no passo 2). O termo de autorização da entrevista e traduções deve ser submetido neste momento. Lembre-se que as imagens devem estar digitalizadas com resolução a partir de 300dpi, formato .JPG.
  5. Confirmação: verificar os passos anteriores e Concluir submissão.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.