É inegável a necessidade que o parque industrial nacional possui de profissionais com formação especializada em questões gestoras, envolvidos com o controle e processos. Um País em desenvolvimento, como o Brasil, possui um estado de crescimento natural, ainda que pesem períodos de crise entre os de progresso. Em ocasiões de progresso pleno, o profissionalismo é necessário para que o crescimento ordenado não permita graus inoportunos de entropia; em ocasiões de crise, profissionalismo é primordial ao aperfeiçoamento do pensar possibilidades de transcendência. O enfrentamento desses desafios só é possível com formação de um quadro profissional com atores de organização: profissionais com competências que lhes permitam perceber demandas e tendências do mundo do trabalho, tornando-as realidades em forma de produção.

 O curso superior de tecnologia em Gestão da Produção Industrial vem ao encontro desta necessidade, voltando atenções à formação de profissionais capazes de entender e diagnosticar necessidades, propor soluções e buscar melhorias, tanto da produtividade quanto da qualidade, com destaque na/para identificação de oportunidades no âmbito industrial, no que tange à capacidades produtivas, na coordenação de equipes de produção, na otimização de materiais e seus usos, no domínio e na aplicação das normas de segurança no trabalho e na gestão ambiental. 


 

Perfil Profissional

 Planeja, supervisiona e aplica processos de produção. Planeja a logística de movimentação do produto na indústria. Avalia e otimiza fluxos de materiais, layouts e linhas de produção. Supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas. Controla a qualidade de processos. Coordena equipes de trabalho. Especifica técnicas de informação para gestão e controle da manufatura. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

 


 

Mercado de Trabalho

 O tecnólogo de Gestão da Produção Industrial pode atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica em sua área de formação, indústrias em geral e setor de serviços, além de institutos e centros de pesquisa e instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 


 

Competências Gerais do Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial

 Demonstrar espírito empreendedor, criativo e inovador, raciocínio matemático e lógico, raciocínio abstrato e visão crítica, assim como as capacidades de comunicação, organização, negociação e mediação de conflitos, com assertividade e senso de valores, necessários à leitura e produção de textos técnicos, investigação tecnológica, empreendedorismo, desenvolvimento interpessoal, ética, trabalho em equipe e responsabilidade social.

 


 

Competências Específicas do Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial

Competências gerais

  • Planejar, supervisionar e aplicar processos de produção.
  • Planejar a logística de movimentação do produto na indústria.
  • Avaliar e otimizar fluxos de materiais, layouts e linhas de produção.
  • Supervisionar a seleção e o tratamento das matérias-primas.
  • Controlar a qualidade de processos.
  • Coordenar equipes de trabalho.
  • Especifica técnicas de informação para gestão e controle da manufatura.
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação
 ________________________

Please publish modules in offcanvas position.

Free Joomla! template by L.THEME